Saturday, September 25, 2004

 

Perfil da Amostra

A partir dos questionários devolvidos estabelecemos o perfil da amostra com o auxílio das respostas às perguntas de classificação, que se prendem com a profissão, o género e a idade dos inquiridos.

Deste modo, é de salientar que as profissões de carácter liberal, a par dos estudantes, são as que detêm maior frequência absoluta na tabela. De facto, são os professores que lideram o ranking de profissões, sendo que a dinâmica de blogues integra tanto professores universitários como de outros níveis de ensino escolar. Em cinquenta indivíduos, oito são professores, o que perfaz 16%. Também os jornalistas e os estudantes são adeptos dos blogues e apresentam-se na tabela com 8% das frequências relativas para cada uma destas profissões. Por outro lado, com uma percentagem de seis, no seio da blogosfera encontram-se ainda gestores, advogados e arquitectos. Com um significado de 4% existem ainda profissões como investigador, consultor, administrativo, director comercial, economista e escritor. É ainda de salientar que também os reformados se dedicam à blogosfera.

Quanto à idade, 26% dos inquiridos têm entre 30 e 34 anos e desta classe poderá eventualmente fazer parte um número significativo de divorciados, no que se refere ao Estado Civil. Esta é apenas uma hipótese que poderia suscitar um novo estudo. As faixas etárias imediatamente antes e depois da que tem maior frequência, ou seja, dos 25 aos 29 e dos 35 aos 39, representam 20% dos casos cada uma. É ainda de salientar que 8% dos utilizadores de blogues têm mais de 55 anos e que 12% têm entre 15 e 24 anos, pelo que se conclui que este é um fenómeno que abrange todas as idades com destaque para a faixa etária entre os 25 e os 39 anos.

O terceiro elemento de classificação prende-se com o género dos indivíduos. Neste campo, podemos salientar a presença masculina no seio da blogosfera, que representa cerca de 80% dos casos, em detrimento da dinâmica feminina. Ainda a referir que não nos foi possível apurar o género de 12% da amostra.

Com estes três indicadores, profissão, idade e género, completamos assim o perfil da amostra, que de certo nos será útil para enriquecermos as nossas conclusões.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?